sábado

Bombeiros tentam controlar incêndios em zonas rurais do Sertão da PB

Incêndios foram registrados em Cajazeiras e São João do Rio do Peixe.

Cerca de 30 moradores de sítio ligaram pedindo socorro.


Incêndio na margem da BR-230 em Cajazeiras, PB (Foto: Pereira Júnior/Folha do Sertão) 
Incêndio prejudica visibilidade de motoristas em Cajazeiras
Dois incêndios de grandes proporções estão sendo combatidos pelo 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras, no Sertão paraibano, na tarde desta sexta-feira (16). O primeiro teve início por volta das 12h em uma das margens da BR-230 na saída para o Ceará. O segundo acontece em um sítio de São João do Rio do Peixe.
Neste último caso, os bombeiros receberam pedidos de socorro de mais de 30 moradores da região. O fogo consome a vegetação do sítio Cabra Assada, localizado próximo à BR-405, entre os municípios de Marizópolis e São João do Rio do Peixe. Sete equipes de combate foram enviadas à região para tentar controlar as chamas.
O primeiro incêndio, já controlado, aconteceu próximo ao bairro dos Remédios, em Cajazeiras, e gerou um grande volume de fumaça sobre a cidade. Conforme o 5º Batalhão dos Bombeiros, a visibilidade dos motoristas que transitavam pela BR-230 ficou prejudicada.
saiba mais
As chamas avançaram devido ao vento e à vegetação seca. A primeira suspeita é de que o fogo tenha se iniciado por pedaços de cigarro que são jogados na rodovia por motoristas.
De acordo com o major Carlos Jean, do Corpo de Bombeiros de Sousa, o número de ocorrências apresentou um aumento desde o mês de agosto devido à escassez de chuvas no Sertão paraibano nesta época. Segundo ele, este período do ano é crítico devido à estiagem, às temperaturas altas e às queimadas provocadas pelos agricultores com o objetivo de preparar o terreno para os próximos cultivos.

Da Redação com G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário