quarta-feira

Astronautas do Atlantis terminam última caminhada da era dos ônibus espaciais dos Estados Unidos

ultima caminhada espacial atlantis nasa 700x525 


Trabalhos fora da Estação Espacial Internacional foram concluídos com sucesso


Nasa TV
O astronauta Mike Fossum trabalha do lado de fora da ISS durante a última caminhada espacial da missão Atlantis
Dois astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), à qual o ônibus espacial Atlantis se acoplou no domingo (10), realizaram nesta terça-feira (12) a última caminhada espacial da era das naves americanas, cumprindo com todas as tarefas previstas, informou a Nasa, agência espacial americana.

Os americanos Ronald Garan e Michael Fossum retornaram à câmara de descompressão da ISS às 16h53, no horário de Brasília, colocando fim a uma expedição de seis horas e 31 minutos, informou a Nasa.

Trata-se da última saída orbital dessa última missão de uma nave americana.
Os astronautas recuperaram a bomba de amoníaco que apresentava problemas no laboratório orbital e a transportaram ao compartimento de carga da nave para levá-la à Terra.

Os dois astronautas, que já estavam a bordo da ISS quando o Atlantis chegou no domingo, também instalaram, na parte externa do laboratório, um experimento com um módulo robótico de recarga de combustível.

O projeto conjunto americano-canadense busca colocar à prova tecnologias para a reparação e recarga de combustível de satélites no espaço.

Geralmente essa expedição orbital é realizada pelos astronautas da nave visitante, mas dessa vez são membros da equipe da ISS que o fazem e a tripulação da Atlantis, formada por quatro astronautas americanos, deu apoio à saída.

Os americanos Mike Fincke e Greg Chamitoff foram os últimos astronautas de uma nave a realizar uma saída ao espaço em 27 de maio de 2011, durante a última visita da nave Endeavour à ISS.

Na última segunda-feira (11), a Nasa prolongou em mais um dia – para 13, no total – a missão número 135 de um ônibus espacial americano.

A primeira nave americana, a Columbia, voou em 12 de abril de 1981.

A previsão é que o Atlantis volte à pista do Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos, em 21 de julho às 06h56, no horário de Brasília, antes de o sol nascer.

O principal objetivo da missão é abastecer a ISS com alimentos e equipamentos contidos no módulo pressurizado Raffaelo, retirado na segunda-feira (11) do navio espacial mediante o braço cibernético da estação.

Nesta terça-feira (12), os astronautas do Atlantis começaram a descarregar o Raffaelo. A ação inclui a retirada de 1,3 tonelada de alimentos que permitirá que a tripulação permanente de seis pessoas na ISS conte com produtos de necessidade básica por um ano.

Quando o módulo Raffaelo estiver vazio, ele será carregado com 2,5 toneladas de dejetos e equipamentos que já não são necessários na ISS para retorná-los à Terra.

Os astronautas terão uma semana para realizar essas tarefas.

Com o retorno do Atlantis à Terra, a era dos ônibus espaciais americanos terá terminado.


O envio a museus dos três ônibus que restam da frota inicial de seis (o protótipo Enterprise nunca voou, outros dois foram perdidos em catástrofes: o Challenger em 1986 e o Columbia em 2003, com um saldo total de 14 mortos) deixará os Estados Unidos sem transporte orbital para seus astronautas.

O país dependerá então das naves russas Soyouz até que a Nasa construa um novo modelo espacial.

A ISS, um projeto de R$ 158 bilhões (US$ 100 bilhões) no qual participam mais de 15 países, mas é principalmente financiado pelos Estados Unidos, foi construída entre 1998 e 2010, e envolveu cerca de 30 voos de nave espacial.

A estação pesa mais de 408 toneladas e oferece um espaço habitável equivalente ao de um avião Boeing 747.
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário