quarta-feira

Cícero Lucena trabalha por canal digital da TV Senado em todas as capitais

Cícero Lucena trabalha por canal digital da TV Senado em todas as capitais 
Senador Cícero Lucena e Paulo Bernardo (Assessoria
Dentro da política de modernização da comunicação do Senado Federal, o 1º secretário Cícero Lucena (PSDB), se reuniu nesta terça-feira (30) em Brasília, com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
O Senado poderá receber até 15 canais de TV digital ainda em setembro. O ministro compromete-se consignar, nesse prazo, o maior número possível de canais digitais para que o Senado instale estações digitais da TV Senado nas capitais do país.
-Com isso João Pessoa poderá ganhar sinal digital da TV Senado, uma conquista que haveremos de compartilhar com a TV Assembléia. Estou em plena sintonia com esse projeto e com o presidente Ricardo Marcelo, enfatizou Cícero Lucena.

Cícero Lucena participou da audiência na companhia dos senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Sérgio Souza (PMDB-PR), além do diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social, Fernando Cesar Mesquita, e da coordenadora de Expansão da Rede Senado de Rádio e Televisão, Virgínia Galvez.

Os 15 canais foram incluídos no Plano Básico de Televisão Digital (PBTVD) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nos últimos meses e, dessa forma, estão prontos para serem consignados pelo Ministério das Comunicações. Há, ainda, outros seis canais em consulta pública que poderão ser atribuídos ao Senado.

Os canais incluídos no PBTVD, que podem ser consignados imediatamente ao Senado, são para Maceió (AL), Belém (PA), Macapá (AP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Vitória (ES), João Pessoa (PB), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Recife (PE) e Natal (RN). Estão em consulta pública canais para Campo Grande (MS), Teresina (PI), Curitiba (PR), Aracaju (SE), São Luís (MA) e Palmas (TO).

O secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do ministério, Genildo Lins de Albuquerque Neto, participou do encontro e foi encarregado de negociar os entendimentos técnicos com o Senado para viabilizar as consignações.

Paulo Bernardo informou, ainda, que, em razão de consulta apresentada pelo Senado, o Ministério das Comunicações deverá baixar em breve uma norma regulamentando a multiprogramação nas televisões públicas. A Norma Geral para Execução dos Serviços de Televisão Pública Digital já permite a transmissão de até quatro canais, ou programações, nas emissoras exploradas pela União, mas ainda falta estabelecer as regras de cessão das subcanalizações.

Cobertura nacional

O Senado realiza um esforço para levar a TV Senado a todo o país, em sinal aberto e gratuito, por meio da nova tecnologia digital, que deverá substituir as transmissões de televisão analógica até 2016. Hoje a emissora tem cobertura nacional por meio de TV por assinatura e antenas parabólicas.

A TV Senado possui, ainda, retransmissoras em sinal UHF analógico em nove capitais: Brasília, Rio Branco, Manaus, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Recife, Salvador, Cuiabá e na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Com geradora digital em Brasília, a emissora transmite desde março quatro canais de programação simultâneos na capital, sempre que há eventos simultâneos no Senado. Em Brasília, também é possível assistir à TV Senado no telefone celular ou em televisores móveis. Em São Paulo, a TV Senado transmite em modo digital utilizando subcanalização e transmissor cedidos pela TV Câmara

Da  Redação com   Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário