sexta-feira

Ficção produzida por Spielberg estreia em JP e CG; veja programação

Cena do filme, que tem produção de Steven Spielberg
                                     Cena do filme, que tem produção de Steven Spielberg

Cinematograficamente falando, o super 8 é um formato desenvolvido nos anos 1960, lançado no mercado como um aperfeiçoamento do antigo formato 8mm, porém mantendo a mesma bitola. É também o nome da câmera bastante popular para o uso doméstico por ser de fácil manipulação e baixo custo em relação às profissionais como as de 35mm.
Por este motivo que Super 8 (idem, EUA, 2011), o novo filme do diretor e roteirista J. J. ‘Lost’ Abrams que estreia nos cinemas paraibanos nesta sexta-feira, se passa no final dos anos 1970, época em que o aparelho atingiu seu ápice de popularidade.
Consulte a programação completa dos cinemas

Encontre mais opções de lazer na Agenda Cultural
O filme é produzido por Steven Spielberg através da Amblin, empresa que estampa um de seus maiores sucessos como logomarca: o garotinho Elliott dando carona na sua bicicleta para o protagonista de ET - O Extraterrestre. Ambas as produções têm características bastante próximas.
A ficção científica de Spielberg foi realizada em 1982, alguns anos depois da época em que se passa Super 8. As duas produções têm crianças como protagonistas e envolvem alienígenas, mas, aparentemente, sem as mesmas intenções.
Antes de ser um filme de extraterrestres, como um dos maiores sucessos de Spielberg que atravessou os anos 1980 como o campeão supremo de bilheteria, Super 8 aproveita o DNA das coisas que inspirava o J. J. Abrams quando era criança.
O longa acompanha um grupo de crianças na faixa dos 14 anos com aspirações ao mundo do cinema. Morando em uma cidade industrial do Estado de Ohio, eles saem à noite para produzir um filme de zumbis. Neste ponto, as reminiscências do diretor e produtor se cruzam. Muito antes de sonhar fazer filmes profissionalmente, o garoto Spielberg, em Cincinnati, Ohio, convocava seus amigos para serem personagens de seus curtas-metragens de guerra patrocinados por uma... Super 8. Anos depois, Abrams estaria na mesma posição, inspirado por tubarões, ETs e arqueólogos.
Cruzando da realidade para a ficção, os aspirantes a cineastas acabam registrando uma colisão de uma caminhonete com um trem de carga. Nos destroços do acidente sai algo que não é humano. Tudo registrado pela bitola magnética de 8mm da câmera do aprendiz-mirim de diretor. Pelas imagens divulgadas e pelo clima presente no trailer, a misteriosa criatura não vai pedir ligações “ET, casa” para os jovens.
Mais uma vez as temáticas ‘spielbergnianas’ se cruzam, com agentes do governo atrás de encobrir as provas e do ser que estava no vagão pertencente à Força Aérea norte-americana, que deixa ‘rastros’ pelas redondezas com o desaparecimento de várias pessoas.
As homenagens e o clima nostálgico ‘oitentista’ é tão forte que até em um dos cartazes oficiais do filme remete à época. A arte pintada e hiper-realista foi criada no melhor estilo de Drew Struzan, ilustrador dos cartazes das famigeradas franquias Star Wars e Indiana Jones.
Curiosamente, tanto em Campina Grande quanto em João Pessoa, as cópias de Super 8 são dubladas, com exceção do Box Cinemas, no Manaíra Shopping, na capital paraibana.

 
















Quadrinhos italianos
Estreia apenas em João Pessoa o terror Dylan Dog e as Criaturas da Noite (Dylan Dog: Dead of Night, EUA, 2010), baseado nos quadrinhos italianos criados por Tiziano Sclavi, em 1986.
Dirigido pelo desconhecido Kevin Munroe, o aspirante a galã Brandon Routh (Superman - O Retorno) encarna o protagonista, um ‘detetive do sobrenatural’ que enfrenta vampiros e zumbis para investigar um assassinato brutal.
Paraíba1

Nenhum comentário:

Postar um comentário