quinta-feira

IMeq-PB é pioneiro no país a utilizar coletores de dados com GPRS



O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB), é o primeiro órgão no país delegado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) a utilizar coletores de dados, equipamentos digitais portáteis que substituem a utilização de boletos, formulários impressos no seu trabalho de fiscalização.
Para a utilização dos coletores de dados, o próprio Imeq-PB desenvolveu mecanismos que dão suporte a esses equipamentos. Foi preciso sincronizar as informações e hoje a Paraíba é o primeiro Estado a aplicar a tecnologia com GPRS, que permite que as informações colhidas em campo sejam transmitidas diretamente para o banco de dados do órgão, eliminando o uso de formulários de papel. Essas informações também ficam armazenadas e servirão para futuras consultas sobre pendências de um cliente.
Desde o mês de maio as equipes de fiscais do Imeq-PB, no ato da fiscalização, já coletam e armazenam dados através desses coletores. O boleto é impresso instantaneamente através do sistema bluetooth e entregue ao cliente para pagamento de sua taxa de verificação de determinado equipamento ou taxa referente a alguma infração.
São seis equipes do Imeq-PB em João Pessoa e mais quatro equipes em Campina Grande que utilizam os dez coletores de dados e as impressoras portáteis.
O diretor superintendente do Imeq-PB, Krol Jânio Palitot Remígio, diz que mesmo com em número pequeno os equipamentos estão revolucionando o trabalho do instituto. Antes um fiscal numa missão em Cajazeiras, por exemplo, somente forneceria um boleto ou uma infração depois de retornar à João Pessoa. Agora, isso é feito no ato da fiscalização.
Destaque no país – Por inovações como esse o Imeq-PB é o segundo melhor do país em relação ao desempenho de ações fiscalizadoras visando a qualidade de produtos. A avaliação é do coordenador geral da Rede Brasileira de Metrologia, Omer Pohlmann Filho, que visitou o Imeq-PB na semana passada. Na frente da Paraíba está apenas o Ipem da Bahia.
O trabalho – O Imeq-PB fiscaliza a qualidade de cerca de 140 produtos, além de medidas de peso ou volume de alimentos. Dentre os produtos fiscalizados e inspecionados estão: isqueiros a gás descartáveis, mamadeiras, pneus novos, brinquedos, preservativos masculinos, adaptadores de plugues e tomadas até 20A/250V, interruptores, lâmpadas, forno a gás, bebedouro elétrico, tubulação de alta pressão, fios  e cabos NBR NM-247, condicionadores de ar, luvas cirúrgicas, colete de segurança. A ouvidoria do instituto atende pelo telefone 0800 281 7411 ou pelo e-mail contato@imeq.pb.gov.br. Em breve, o Imeq-PB vai divulgar novos programas que beneficiam a população paraibana.

Da Redação com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário